<BODY><BODY> BahiaPlanet Informática: 09/28

29.9.08

Feira de Santana ganha três novos Centros Digitais de Cidadania

Três dias depois da inauguração de um Centro Digital de Cidadania (CDC) no terreiro Oia Deji, em Salvador, o Governo do Estado dá mais uma demonstração de que seu Programa Cidadania Digital não escolhe credo ou religião para ampliar as ações de inclusão sociodigital. Três novos Centros serão inaugurados domingo (dia 28), em Feira de Santana, para atender às comunidades próximas ao bairro do Caseb, da Igreja Batista do Sião e da Assembléia de Deus.

Isso demonstra o amplo espectro de parceiros com os quais trabalhamos. Temos CDCs operando com parceiros das mais diversas religiões, em associações comunitárias, tribos indígenas, assentamentos rurais e em tantos quantos locais que puderem contribuir para a inclusão sociodigital”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira.

Com esses novos centros, os feirenses passam a contar com 20 CDCs. Em toda a Bahia, já são 500 unidades em funcionamento, garantindo a inclusão sociodigital de 600 mil usuários. Para a coordenadora executiva do programa, Rúbia Carvalho, a expansão do programa traz novas perspectivas para antes ficava à margem da informática. “Não podemos falar, hoje, em desenvolvimento social sem dar às pessoas ferramentas imprescindíveis, como o computador”, afirma. Nos centros, os usuários podem fazer trabalhos escolares, enviar currículos, tirar segunda via de contas, entregar declarações ou mesmo aprender e ficar íntimo dos computadores, aumentando o grau de empregabilidade.

Cidadania Digital – O Programa Cidadania Digital tem foco na inclusão sociodigital e, para isso, possui ações de capacitação e cidadania, potencializando novas possibilidades de renda para as comunidades envolvidas. Em média, 43 mil pessoas passam pelos Centros Digitais de Cidadania diariamente. Entre os mais de 500 mil usuários cadastrados, há uma grande parcela de estudantes que utilizam os CDCs para aprofundar os conhecimentos de salas de aulas e pessoas que tiveram nas unidades o primeiro contato com computadores.

O principal público beneficiado pelo Cidadania Digital é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários do programa têm renda familiar de até dois salários mínimos. O sistema de cadastro também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital: 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público freqüenta escola pública.

28.9.08

IBM nacionaliza produção de discos de dados no Brasil

A IBM decidiu nacionalizar a produção de uma linha de discos para armazenamento de dados voltada às pequenas e médias empresas.

A companhia afirma que o segmento de pequenas e médias é hoje o mercado que mais cresce no consumo de tecnologia da informação e, como já produz servidores de pequeno e médio porte no país, decidiu incluir a área de armazenamento de dados na estratégia.

Segundo estudos da IBM, o volume de informação que circula nas empresas deverá crescer 16 vezes até 2020, ampliando a demanda para os centros de processamento de dados.

A produção local já começou, como informou Paulo Castanheira, executivo da área de armazenamento de dados da IBM para a América Latina.

A empresa utiliza os serviços de manufatura terceirizados da Flextronics, em Sorocaba (SP), e afirmou ter investido 2 milhões de dólares para criar a linha de produção dos discos, com a geração de 100 postos de trabalho na fabricante.

"Para crescer no Brasil, temos que investir aqui", afirmou Castanheira. Segundo ele, a demanda crescente pelas pequenas e médias empresas no Brasil foi o motivador dessa nacionalização.

A IBM, no entanto, também espera ganhar agilidade na entrega e preço mais competitivo com a decisão.

De acordo com Castanheira, o tempo de entrega dos discos importados ao distribuidor hoje é de algo como 30 dias. "Com a engrenagem funcionando melhor esse tempo pode cair até pela metade", disse ele.

Em relação à redução de preços esperada, ele afirmou que deverá ser, em média, em torno de 10 por cento. "Para um mercado competitivo como esse, é um ganho importante", destacou.

A IBM já anunciou ter se dividido em duas grandes regiões: os mercados maduros e os emergentes. Da receita de 2007, de 98,8 bilhões de dólares, 65 por cento foram gerados fora dos Estados Unidos e em 50 países -- entre os quais o Brasil -- o crescimento nas vendas foi superior a 10 por cento.

Fonte: Routers
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