<BODY><BODY> BahiaPlanet Informática: 03/18

23.3.07

Há 50 anos era lançado o primeiro HD de 5MB e pesava uma tonelada

Há pouco mais de 50 anos, em setembro de 1956, a IBM colocava no mercado o primeiro computador com disco rígido de 5MB (isso mesmo: cinco megabytes) de memória. Na foto ao lado o HD é descarregado de um avião cargueiro.

Para a época isso foi considerado um feito, apesar das dimensões da extraordinária máquina: só o disco rígido pesava nada menos que uma tonelada.

Ele era parte integrante do computador IBM 305 RAMAC e na verdade não eram 5MB e sim 4,7MB, pois trabalhava com caracteres de 7bits e não 8bits, como é hoje. A IBM alugava essa estonteante capacidade de armazenamento para a época aos interessados por nada menos que 36 mil dólares anuais, isso a valores de 1956.

Cinqüenta anos depois, só para falar dos pendrives USB, dá para carregar 2GB pendurado no chaveiro.

22.3.07

15 dicas para trabalhar melhor com o Windows Vista

A interface é a porta de entrada para um sistema operacional e, portanto, para seu computador. Para quem usa o computador no dia-a-dia, nada melhor que descobrir atalhos para tornar a relação homem-máquina mais eficiente.

Diante da chegada do novo Windows Vista, segue uma série de dicas para facilitar a vida de quem já vislumbra a migração para o novo sistema operacional da Microsoft:

1. Para chegar ao desktop mais rapidamente, minimizando todas as janelas em uso de só vez, aperte a tecla Windows (com o logo do produto) e a letra M ao mesmo tempo (esse atalho também vale para as outras versões do Windows). Para reverter o processo, use o comando Shift+Windows+M;

2. Outro clássico dos atalhos de teclado da Microsoft: para mudar de aplicação em uso basta clicar Alt+Tab. Na interface Aero, o usuário pode usar o modo 3D para fazer a troca de aplicações;

3. Clique duas vezes em cima de uma barra com o nome da ferramenta em utilização para maximizar sua visualização;

4. O bom e velho Alt+F4 continua funcionando para fechar janelas e/ou aplicações;

5. Coloque todas as suas ferramentas favoritas, conexões e documentos de uso contante na barra Quick Launch. E esqueça o botão Iniciar. Essa barra permite a inclusão de até 20 atalhos, acessíveis a partir de apenas um clique. Quando houver uma falha no acesso, apague o atalho - a aplicação ou documento não será afetada;

6. Se houver muitos arquivos na barra Quick Launch, o Windows automaticamente irá criar duas setas (>> )indicando que há mais atalhos para ser acessados. Para ver os atalhos escondidos, clique sobre as setas para ver um menu pop-up;

7. Essa dupla de setas costuma aparecer em muitas outras áreas do sistema. Em todos os casos, elas indicam que ou há mais dados disponíveis que não estão sendo mostrados ou que as informações na tela podem ser minimizadas;

8. Use as funções Sleep e Hibernate, evitando assim ter de iniciar seu computador todas as vezes que for utilizá-lo. É um desperdício de tempo. Além disso, com essas funções seus programas favoritos estarão acessíveis a apenas um clique;

9. Se você usa um notebook para trabalhar, uma boa idéia é arranjar um teclado externo. Suas mãos vão agradecer e sua produtividade tende a aumentar. Também procure um mouse que seja melhor para seu estilo de trabalho;

10. Descubra e use com abundância as funções do botão direito do mouse. No Windows Mail, por exemplo, é possível copiar o nome e o e-mail de alguém diretamente para o Address Book (agenda de contatos);

11. Também no Windows Mail você pode responder a uma mensagem apenas clicando Crtl+R. Para encaminhar, use Crtl+F. E, para criar uma nova mensagem, use Crtl+Enter. Para enviar e receber, o segredo é Crtl+M;

12. No Internet Explorer, use F11 para navegar em tela cheia;

13. Na maioria das aplicações da Microsoft, a tecla F5 serve para atualizar a visualização. No Windows Mail, por exemplo, o atalho envia e recebe novas mensagens. No Internet Explorer, ele atualiza o site visitado. E assim por diante;

14. No Word, Excel e muitas outras ferramentas, o comando Ctrl+F6 é a ferramenta que navega entre janelas da mesma aplicação;

15. Nas aplicações que você utiliza com mais frequência, procure teclas de atalho ou macros que podem ser utilizadas ou criadas para facilitar o trabalho. O próprio menu dos programas costuma indicar algumas teclas de atalho, que vão eliminar a necessidade de parar de digitar para procurar o mouse em sua mesa.
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