<BODY><BODY> BahiaPlanet Informática: 01/21

27.1.07

Descanso Merecido


A Internet revolucionará a TV em 5 anos

A Internet irá revolucionar a televisão em cinco anos por causa da explosão do conteúdo de vídeo online e da fusão dos computadores com os aparelhos de TV, disse o presidente da Microsoft, Bill Gates, no sábado.

"Estou espantado ao ver que as pessoas não percebem que, daqui a cinco anos, todos vão rir do que temos na TV", disse ele a líderes empresariais e políticos no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

A ascensão da Internet de alta velocidade e a popularidade de sites de vídeo como o YouTube (da Google Inc.) já está causando um declínio mundial no número de horas gasto por jovens em frente à televisão.

E nos próximos anos, cada vez mais espectadores vão buscar a flexibilidade do vídeo online e abandonar a televisão convencional, com sua programação fixa e comerciais que interrompem os programas, disse Gates.

"Algumas coisas, como as eleições e as Olimpíadas, realmente mostram como a TV é horrível. É preciso esperar o cara falar sobre o que nos interessa ou se perde o evento e se tem vontade de voltar para vê-lo", disse ele. "A apresentação dessas coisas na Internet é muito superior".

Atualmente, assistir a vídeos em um computador é uma experiência separada daquela de assistir a programas de humor ou documentários na televisão. Mas a convergência está chegando, apresentando novos desafios para as empresas de TV e os anunciantes.

"Como a TV está se adaptando para transmissão pela Internet — e algumas grandes companhias de telefone estão criando a infra-estrutura para tanto — vamos ter esta experiência em conjunto", disse Gates.

O co-fundador do YouTube, Chad Hurley, disse que o impacto na publicidade será profundo. O futuro promete mais comerciais direcionados, feitos especialmente para o perfil de cada espectador, segundo ele.

"Nos próximos meses, vamos realizar experiências para ver como as pessoas interagem com esses comerciais, para criar um modelo eficaz que funcione para os anunciantes e os espectadores", disse Hurley.

Os anunciantes já estão na corrida para adaptar suas estratégias ao poder crescente da Web, e cada vez mais dinheiro da publicidade será transferido da televisão para a Web.

Popularidade de marcas da Web indica mudança de poder

Uma pesquisa entre consumidores, divulgada nesta sexta-feira, expôs o segredo mais mal protegido do mundo dos negócios: as empresas de Internet vêm se tornando mais importantes para as pessoas do que as companhias que operam no mundo real.

O Google manteve seu título como marca mais influente do mundo, e o site de distribuição de vídeo YouTube e a enciclopédia online Wikipédia entraram no grupo das cinco maiores marcas, na terceira e quarta posições respectivamente, de acordo com uma pesquisa anual do site de marcas brandchannel.com.

Embora a pesquisa do brandchannel seja alvo de certa controvérsia, porque se baseia em entrevistas com 3.625 estudantes e profissionais de marca que respondem à pergunta "que marca teve maior impacto sobre suas vidas em 2006?" e não na medida do impacto econômico concreto, as provas que confirmam o resultado estão visíveis em toda parte.

Os visitantes das feiras de tecnologia e telecomunicações, por exemplo, estariam perdoados por considerar que o site de fotografia online Flickr, a operadora de blogs Vox, o serviço de telefonia via Internet Skype e o YouTube sejam empresas multibilionárias porque nenhuma empresa do velho mundo anuncia coisa alguma sem mencioná-los.

Na Consumer Electronics Show (CES), a maior feira mundial de eletrônica, em Las Vegas, o grupo de Internet Yahoo, veterano com 12 anos de experiência no setor, apareceu no palco diversas vezes, em anúncio de "produtos conjuntos", em parcerias com empresas como a Sony, fundada em 1946, e a Motorola, fundada em 1928.

A gigante dos celulares Nokia (fundada em 1865) recorreu ao Skype, Flickr e Vox para reforçar seus novos lançamentos.

"Toda inovação está vindo da vanguarda da Internet", disse James Enck, analista da Daiwa Securities, em referência aos sites que oferecem serviços online.

Como em qualquer setor, a inovação atrai consumidores.

John Chambers, presidente-executivo da Cisco, fundada em 1984, a maior empresa de infra-estrutura para a Internet, calculou que, dentro de quatro anos, 20 famílias gerarão tanto tráfego de Internet quanto o mundo todo gerava em 1995.

As cinco versões do Windows Vista

Com o novo sistema operacional Windows Vista, a ser lançado dia 30 de janeiro de 2007, os clientes da plataforma da Microsoft terão cinco novas opções: Home Basic, Home Premium, Business, Ultimate e a Enterprise, esta última vendida para grandes empresas. Caberá aos usuários que desejem continuar utilizando a plataforma de software da empresa escolher uma nova versão, o que sempre deve ser feito baseado no perfil do usuário e seu uso principal do computador. Ao contrário do Windows XP, que trazia apenas as versões Home e Professional quando lançado em outubro de 2001, agora a análise da melhor opção se torna ainda mais necessária, mesmo que a maior parte dos usuários deva se dividir entre as versões Home Basic e Home Premium, segundo prevê o site GameSHOUT.

Embora todas as versões tenham um aspecto semelhante e tragam embutidos os aplicativos de segurança Windows Defender e Windows Firewall, além dos aplicativos Instant Search e Internet Explorer 7, algumas diferenças podem pesar na hora da migração.

As versões Home Premium, Business e Ultimate possuirão recursos indisponíveis na versão mais básica, tais como:

Suporte para Tablet PC
Uma versão melhorada do Windows Mobility Center, painel que centraliza funcionalidades importantes para PCs portáteis
Windows Meeting Space, uma evolução do comunicador NetMeeting;
Recurso Windows Flip 3D que, de acordo com a Wikipedia, será uma alternativa ao uso das teclas Alt+Tab para trocas entre os aplicativos abertos.

Com a versão Home Premium os usuários poderão utilizar o Windows Media Center para visualização de fotos e arquivos multimídia. Este aplicativo também se conectará ao videogame de nova geração Xbox 360. Já na versão Business este recurso será inexistente, porém funcionalidades mais avançadas de rede e backup estarão presentes.

A versão Ultimate engloba todas as funções de todas as versões, além de um aplicativo exclusivo, o Windows BitLocker Drive Encryption, um programa de criptografia que permitirá proteger melhor os dados armazenados.

A versão mais limitada, Vista Starter, é uma opção que será vendida apenas em países em desenvolvimento, tendo sido criada para usuários novatos de PCs. Com limitações como a abertura de apenas três aplicativos ao mesmo tempo e impedimento do uso de conexões de rede, além de limite de memória física de 256 MB, será a versão mais barata, embora ainda não tenha preço divulgado.

Uma busca rápida na web pelos preços do Vista revela a tabela de preços que certamente norteará os valores praticados na venda do software no Brasil. O site Brasoftware, por exemplo, traz a seguinte lista:

Vista Home Basic: R$ 499 (R$ 299)
Vista Home Premium: R$ 589 (R$ 469 / R$ 219*)
Vista Business: R$ 749 (R$ 589)
Vista Ultimate: R$ 989 (R$ 749)

Os preços entre parênteses indicam o valor cobrado pela atualização, sendo que a versão Home Premium terá uma atualização ainda mais barata para universitários. Todos os sistemas são vendidos em mídia DVD, estando incluídas as versões 32 e 64-bits.

Outra opção para quem não deseja trocar de computador ou gastar agora com um novo sistema operacional é continuar com o Windows XP. A Microsoft entendeu o suporte ao seu atual sistema até abril de 2009, com a possibilidade de compra de mais 5 anos de licença, conforme noticiou o site IT Week.

Sendo assim, os usuários MS teriam até 2014 para usar o Windows XP com suporte completo, embora devam saber que pouco a pouco, conforme o novo sistema vá se disseminando, novas ferramentas deixarão de ser criadas para o XP e passarão a ser criadas com exclusividade para o Windows Vista.

26.1.07

Softwares gratuitos turbinam seu micro

Nem só de software pago vivem os computadores pessoais. Se você secou o cofre para comprar o PC e agora ficou sem dinheiro para investir em programas, não se preocupe. Existe uma infinidade de softwares gratuitos —para as mais diversas aplicações —disponíveis para download na internet.

Produtividade
O OpenOffice.org é uma alternativa ao pacote de aplicativos Microsoft Office, especialmente porque oferece suporte para arquivos criados nos softwares da empresa de Bill Gates, permitindo ao usuário editar esses documentos sem nenhum problema.

Além disso, quem optar pelo pacote de código aberto não terá dificuldades em aprender a utilizá-lo, já que a sua interface é bem semelhante à dos aplicativos da suíte da Microsoft.

Entre os programas incluídos no OpenOffice.org estão editores de textos, planilhas, apresentações banco de dados, além de softwares para a criação de documentos HTML.

A suíte também traz facilidades como templates, bancos de imagens, recursos de colaboração e permite a criação de macros. Exatamente como o Office, da Microsoft.

Nome: OpenOffice.org
Onde: www.openoffice.org
Licença: Freeware
Tamanho: 94 MB

Segurança
A partir do momento em que seu computador pode ser conectado à internet, ele está vulnerável a ataques maliciosos que podem chegar das mais diversas formas, seja por e-mail ou ao visitar um site pouco confiável. Então nem pense em iniciar suas peripécias online antes de instalar um software antivírus em seu computador.

O AVG, da Grisoft, supre as necessidades de segurança nesse sentido. Além da verificação em tempo real, ele traz uma ferramenta que varre o disco rígido do computador e seus e-mails —recebidos e enviados— à procura de pragas virtuais. É verdade que a interface do AVG não é das mais sofisticadas, mas ele cumpre as funções a que veio.

Ele vem programado para fazer atualizações diárias, logo que o computador é iniciado —e isso retarda um pouco a inicialização do micro. Se isso for um problema para você, basta programar as atualizações para períodos maiores de tempo, pois o software tem essa facilidade.

Nome: AVG Anti-Vírus Free Edition
Onde: www.grisoft.com
Licença: Freeware
Tamanho: 16,4 MB

Web
Parece que a diversão dos desenvolvedores de software gratuito é mesmo criar programas para fazer frente àqueles criados pela Microsoft. O navegador Firefox, da Fundação Mozilla, é um deles, que, gratuito, aos poucos vem tomando o espaço do Internet Explorer.

Oriundo do código-fonte do falecido Netscape, o Firefox traz em sua barra de navegação um link rápido para as buscas no Google, além de já ter, por padrão, com abas de navegação que levam a serviços como o Windows Media e Hotmail, ambos da Microsoft. Recursos esses que, diga-se, foram coincidentemente incluídos agora na versão 7 do Internet Explorer.

O browser também integra ferramentas de busca nas páginas da Internet, facilitando o processo.

Uma das poucas queixas dos usuários em relação ao Firefox diz respeito à queda na velocidade de navegação quando tem diversas páginas abertas simultaneamente. No entanto, com se trata de um programa de código aberto, essa questão deve em breve ser aprimorada.

Nome: Mozilla Firefox
Onde: www.mozilla.com
Licença: Freeware
Tamanho: 5,7 MB

Multimídia
Não são apenas as comunidades de código-aberto que oferecem softwares gratuitamente aos internautas. Também a Microsoft vem há algum tempo adotando essa política. Exemplo disso é o Windows Media Payer, que está atualmente em sua versão 7.1.

O programa reúne sete aplicativos em um. Entre eles estão o tocador de CD, acionado automaticamente quando o usuário insere um disco no drive, um tocador de áudio e vídeo e um sintonizador de rádios online.

Outro recurso do Windows Media Player é o que a Microsoft chama de jukebox. Trata-se de uma ferramenta pela qual você pode tocar ou baixar para o disco rígido de seu computador todoo conteúdo deum CD, por exemplo.

Nome: Windows Media Player
Onde: www.microsoft.com.br
Licença: Freeware
Tamanho: 9,95 MB

Video Aula do Windows Mail

25.1.07

O Skype é mais do que se pensa

O programa Skype, que serve para fazer ligações telefônicas via internet, é uma maravilha - com ele, você liga para o mundo inteiro de graça, ou gastando pouco. Por isso, o Skype faz o maior sucesso: tem 113 milhões de usuários, inclusive muitos brasileiros. Mesmo assim, muita gente ainda não conhece todos os recursos do programinha.
Você sabia, por exemplo, que dá para instalar o Skype num palmtop e usá-lo como complemento para o celular? Foi o que fez o médico Adriano Ferreira: "Uso para fazer ligações interurbanas e internacionais. Sai bem mais barato", diz ele, que roda o programa no seu computador de mão (veja no texto abaixo como fazer).

Já para a maioria dos usuários do Skype, que rodam o programa no PC de mesa, há uma supercoleção de acessórios: dos mais úteis (secretária eletrônica) aos mais fúteis (um detector de mentiras).
<BODY><BODY>