<BODY><BODY> BahiaPlanet Informática: Vai de plasma ou de LCD?

18.12.06

Vai de plasma ou de LCD?

O que cada uma das tecnologias de tela fina pode oferecer.

Cristal líquido ou gases, como neônio e xenônio? Seja qual for a matéria-prima, o produto final é uma tela com pouquíssimos centímetros de profundidade. O LCD (sigla em inglês para Display de Cristal Líquido) e o plasma (tela com substâncias gasosas que agem como lâmpadas) são hoje as mais conhecidas tecnologias para telas planas e finas. Nesse grupo, há quem inclua as TVs DLP (Digital Light Processing), que, apesar de terem pouca profundidade, não chegam a ser presas na parede da sala.

Com o avanço das pesquisas, as tecnologias evoluem — e ficam mais próximas. Os monitores de LCD tinham como ponto fraco o tempo de resposta lento. Na prática, isso significava que, durante uma cena, o cenário podia mudar mais rápido que a tela, provocando o efeito de câmera lenta. Hoje a situação mudou. “Em 2003, o tempo de resposta do LCD era de 18 milissegundos. No ano passado, caiu para 2 milissegundos”, diz Wladimir Benegas, diretor da área de TI da Samsung. Já o plasma, renegado pelos que queriam tela de alta resolução, promete reverter o quadro com modelos 1080p, de resolução 1 920 por 1 080.

Para se decidir entre uma e outra tecnologia, não bastam especificações. É imprescindível avaliar a aplicação na qual será usada. Fazendo justamente isso, o Museu do Universo, instalado no interior do Planetário do Rio de Janeiro, optou pelo LCD. Dentro da área Nave Escolar, três monitores de 40 polegadas, da Samsung, foram colocados lado a lado. Juntos, transmitem um filme de uma viagem pelo universo. “Optamos pelo LCD por ter uma vida útil maior que os monitores de plasma”, diz Nuno Caminada, responsável pela infra-estrutura do museu.

Há outros fatores que podem colocar o LCD à frente do plasma e vice-versa. No entanto, é consenso que cada uma delas tem o melhor custo/benefício, dependendo das polegadas. Para telas entre 20 e 40, por exemplo, o LCD é mais vantajoso, quando se pensa na relação entre preço e tecnologia. No custo/benefício dos modelos entre 42 e 50 polegadas, é o plasma que leva a melhor.

Fonte: Info OnLine
<BODY><BODY>