<BODY><BODY> BahiaPlanet Informática: A marca da mídia importa?

18.12.06

A marca da mídia importa?

Na hora de comprar mídia para gravação, a marca faz diferença?

Para responder a essa pergunta, o INFOLAB torturou o DVD-R de sete fabricantes — Imation, LG, Maxell, Philips, Ridata, Samsung e Sony. Vários discos de cada marca foram gravados com uma seleção de documentos PDF, planilhas, textos, fotos, base de dados e vídeos. Depois, cada um deles foi submetido a um teste diferente, de exposição ao sol direto a derramamento de café quente. No fim, verificamos se os dados sobreviveram. O resultado mostra que a diferença entre essas sete marcas de mídia é pouco significativa.

Dos cinco testes realizados, o único que mostrou diferenças foi o de resistência à flexão. Nessa avaliação, que foi feita com três discos de cada fabricante, metade do DVD foi apoiada a um suporte de 4,5 centimetros de altura sobre uma mesa. Em seguida, a metade livre foi entortada para baixo até encostar na superfície. Essa operação foi repetida dez vezes.

Em seguida, o DVD foi girado 90 graus e mais dez flexões foram feitas, totalizando 20. Os discos LG, Maxell e Philips sobreviveram sem nenhum dano. No caso dos produtos Imation, Ridata e Sony, um dos três DVDs submetidos ao teste quebrou após um certo número de flexões. O pior resultado foi dos discos da Samsung. Um deles quebrou depois de 18 movimentos. Os outros dois apresentaram rachaduras no fim do teste e não foi possível ler os dados gravados.

O INFOLAB também testou o manuseio de DVD com os dedos engordurados. O técnico responsável untou seus dedos tocando salgadinhos Elma Chips Sensações, com sabor de camarão e azeite de oliva. Depois, imprimiu suas digitais nos DVDs. Na seqüência, as marcas de gordura foram limpas com o produto Veja MultiUso, da Reckitt Benckiser. Os sete discos avaliados passaram incólumes pela operação. Em todos eles, os dados foram lidos sem problemas.

Para a prova do derramamento, foi usado café adoçado, na temperatura de 67 graus. Depois de ser completamente cobertos pela bebida, os DVDs foram lavados em água corrente e enxugados com um pano macio. Novamente, não houve nenhum dano detectável. Os discos também passaram intactos pela exposição ao sol direto durante 15 minutos.

Um tanto surpreendente foi a ótima resistência dos DVDs a uma leve abrasão. O INFOLAB esfregou os discos 20 vezes numa mesa com acabamento laminado, alternando duas direções de movimento. Todos eles apresentaram marcas leves na superfície, produzidas pelo atrito. Mas esses riscos superficiais não prejudicaram a leitura dos dados, que foi feita sem problemas nos sete DVDs.

Os DVD-Rs, com velocidade de gravação 8x, foram comprados em lojas da rua Santa Ifigênia, em São Paulo. Os discos da LG, Maxell, Philips e Ridata custaram 2 reais; os da Imation, 2,30 reais; os da Samsung, 3 reais; e os da Sony saíram por 5 reais, estes adquiridos em caixinhas individuais. As outras marcas de DVD eram embaladas em tubos de 50 ou 100 unidades. Uma consulta a lojas online mostrou que quem pesquisar antes da compra pode economizar bastante, já que há grande variação de preço. Outra constatação, esta mais óbvia, é que comprar os discos em tubos de 25, 50 ou 100 unidades traz uma economia considerável.

Fonte: Info Online
<BODY><BODY>