<BODY><BODY> BahiaPlanet Informática: A geração da internet é realmente idiota?

18.9.08

A geração da internet é realmente idiota?




Finalmente alguém diz com todas as letras que a geração que cresceu com a web não é estúpida. Aliás, muito ao contrário.

Para o escritor canadense Don Tapscott, autor de Wikinomics, esses jovens formam a geração mais esperta que já existiu. Tapscott acompanha o tema há anos: em 1997 escreveu Growing Up Digital. Agora acaba de completar Grown Up Digital, mostrando como a geração da internet está mudando o mundo. O livro sai em outubro.

Vi ontem um resumo do que o novo livro de Tapscott diz, da boca do próprio, na melhor conferência do dia no Shop.org Annual Summit, o principal evento sobre e-commerce dos Estados Unidos, em Las Vegas. O que ele argumenta: há muito estereótipo sobre os jovens atuais – que não sabem ler, não sabem escrever, são dados a comportamentos anti-sociais etc.

Para Tapscott, o que há, na verdade, é uma geração com cérebro moldado pelas novas tecnologias, multitasking, que cresceu fazendo muitas coisas simultaneamente, e que faz das redes sociais o centro de tudo. Uma geração capaz de processar informação visual muito rapidamemente, graças aos games, que privilegia a auto-organização, a transparência, customiza tudo, quer colaborar e se divertir a qualquer tempo: no trabalho e fora dele.

As teses de Tapscott batem de frente com as do escritor americano Mark Bauerlein, autor de The Dumbest Generation, livro que afirma que a internet produziu 50 milhões de dementes nos Estados Unidos, uma geração devorada pela estupidez gerada pela internet. A discussão, evidentemente, vai longe. Uma coisa é certa: tanto Tapscott quanto Baurlein vão vender muito livro.

Fonte: Info



<BODY><BODY>