<BODY><BODY> BahiaPlanet Informática: Proteja seu celular, câmera fotográfica e tocador digital do verão

15.1.07

Proteja seu celular, câmera fotográfica e tocador digital do verão

Celulares, câmeras digitais e tocadores de MP3 são companheiros inseparáveis de quem gosta de tecnologia. Mas em época de férias e em pleno verão é preciso tomar alguns cuidados para garantir que seu portátil sobreviva à maresia e à areia.

A primeira dica é: caso seu equipamento caia na areia, resista à tentação de limpá-lo usando algodão ou tecido. A Apple diz que o melhor é soprar os grãos de areia até que eles saiam por completo do iPod - e o mesmo vale para outros players e para a tela de celulares e lentes de câmeras digitais. O uso de flanela ou outros tipos de tecido pode provocar arranhões na tela desses equipamentos. Para limpar o corpo de celulares e câmeras fotográficas, use um pano seco e limpo.

Apple, Samsung e Kodak indicam o uso de capas protetoras para proteger o eletrônico de sal, areia e água. “Uma capinha de qualquer material ajuda, mas as de neoprene, principalmente, são macias e protegem bem”, diz Jairo Rozenblit, gerente de marketing da divisão digital da Kodak brasileira. A Apple sugere capa protetora de silicone.

Água

E se naquele bate-papo à beira da piscina o seu celular ficar molhado por conta de algum mergulho mais animado, procure a assistência técnica o mais rápido possível. A umidade é inimiga do celular, e até mesmo a umidade da mão pode comprometer o funcionamento do aparelho. Mesmo que você deixe o aparelho secar e ele funcione normalmente, vale a pena levá-lo para uma visita à assistência técnica. "O celular pode ficar seco externamente, mas ele pode ser comprometido internamente. Em um prazo curto a assistência pode fazer o reparo e não deixar que a umidade aja", diz Varga.

Calor

Também é importante evitar que o celular fique exposto ao calor. Se você levá-lo para a praia, deixe-o na bolsa, assim você protege o aparelho tanto da umidade quanto do calor direto. Nunca guarde-o no porta-luvas do carro, pois a vida útil da bateria pode ser comprometida. "O calor diretamente não causa danos, mas em temperaturas muito altas, acima de 50 graus, compromete a vida útil da bateria. Quando você larga o celular no carro ou no porta luvas sob o sol, o veículo vira uma estufa", completa Varga. O mesmo cuidado vale para câmeras fotográficas: a exposição ao sol por tempo prolongado pode pode comprometer a vida útil das baterias.

A Kodak alerta que a água é o pior inimigo de qualquer equipamento eletrônico. As câmeras fotográficas devem ficar em locais secos, mas se forem molhadas, a recomendação da fabricante é desligar o aparelho e retirar todas as conexões de cabos e fonte de energia. Deixe a câmera secar naturalmente.

“Muitos usuários ligam a máquina fotográfica ainda molhada. Como a água é condutora de energia e basicamente uma câmera é composta por dispositivos eletrônicos, ao ligar o equipamento o usuário pode causar curto-circuito inutilizando o equipamento e eventualmente as fotos armazenadas tanto em filme como digitalmente”, afirma Jairo Rozenblit, gerente de marketing da divisão digital da Kodak brasileira.
<BODY><BODY>